top of page
Buscar

Livro caro x livro barato - parte 2

Mais sobre precificação.

Já sabemos que um livro cheio de elementos especiais vai ter um preço de capa mais alto; só que isso não quer dizer que um livro mais simples será vendido a preço de bala. Então o que justifica um romance custar 60 pila?


Além dos elementos que tornam o livro mais "valorizável", como capa dura, ilustrações e acabamentos especiais, é importante lembrar de que um livro não surge do nada.


Começando do começo, sem o trabalho do autor, não haveria nem o que transformar em livro, então é dele uma parte do dinheiro cobrado pelo produto final (o que chamamos de direito autoral). Na produção do livro, também ninguém trabalha de graça: editor, diagramador, produtor gráfico, revisor... esses profissionais e muitos outros estão envolvidos no processo de edição e produção do material, e seus pagamentos são também diluídos e incluídos nos valores de cada livro.


Além disso, é preciso considerar todas as etapas que vêm depois (ou ao mesmo tempo) do original virar, de fato, um livro.


Assim como os preços da gasolina e da carne dispararam nos últimos meses, o do papel fogueteou, e isso se reflete no preço das impressões nas gráficas. Se a gente acaba gastando um tempão e várias folhas pra calibrar a qualidade da impressão em casa, imagina quanto se gasta para calibrar uma impressora muito maior e mais complexa, fora o custo de imprimir centenas de cópias de um arquivo enorme. Tudo isso entra na continha final.


E, mesmo assim, quando o livro está pronto pra cair na rua e chegar até o público, ainda temos gastos com embalagens e distribuição para adicionar ao total (lembra que o papel subiu? Vale também para o papelão de cada caixinha de correio).


Somando uma coisa e outra, a etiqueta acaba tendo que mostrar AQUELE preço. Dói no bolso do consumidor, mas também afeta as editoras (principalmente as pequenas), que precisam suar a camisa para conseguir vender o suficiente para se manter caminhando e colocando nas prateleiras obras nas quais acreditam por sua qualidade e seu valor estético, simbólico e cultural.

.

Texto por @bfbazzoli

21 visualizações0 comentário
bottom of page