top of page
Buscar

Apresentação do zine Aspectos da alma humana, por Rodica Munteanu

Meu primeiro contato com a fotografia de rua foi no começo de 2024. Fiquei fascinada com esse campo, o achei imprevisível, misterioso e, de alguma forma, reconfortante. Hoje penso que a fotografia de rua é, para mim, um espaço de expressão interior. Nele, me sinto livre para experimentar. Vivo a fotografia de rua como uma aventura, sem grandes expectativas, acolhendo os acasos.


 A série deste zine foi ganhando corpo aos poucos. Não sei dizer ao certo quando ela começou, e tenho a impressão de que não termina aqui. Sei que ela teve início nas minhas saídas pelas ruas da cidade, observando a correria, o caos, a calma, a felicidade e o desespero. Tudo isso está no ar da cidade de São Paulo, de maneira latente e, ao mesmo tempo, tão tangível que é impossível não notar.


Muitas vezes sinto que estou assistindo a um filme: cenas aparecem e se desfazem com rapidez; outra imagem toma forma e logo morre também – e de novo, e de novo, imagens nascem e morrem diante dos meus olhos.


Será que tudo realmente desaparece? Tudo, tudo mesmo, fica para trás e nada permanece conosco?

Aspectos da alma humana é uma tentativa de captar a complexidade das vivências e emoções humanas por meio de registros de gestos breves, quase invisíveis aos olhos desatentos, perdidos na vida. É também uma tentativa de provocar e despertar conexões e emoções.


Escolhi fotografar em preto e branco, porque acredito que a restrição de cores possibilita a criação de um elo com uma gama de emoções, além de permitir a projeção e o descobrimento de nossas próprias emoções.

 
 
 

Comentários


bottom of page